SOBRE O CURSO
As mudanças introduzidas pela Lei nº 9.394/96 trazem grandes desafios ao campo educacional e para os profissionais que nele atuam. Dentre esses desafios está a questão da formação de profissionais de educação para o século XXI.
A sociedade brasileira ainda tem grandes desafios a enfrentar nos próximos anos, em especial aqueles relativos às desigualdades educacionais, sociais e econômicas; à sustentabilidade; ao meio ambiente; à inclusão social; aos direitos humanos; às relações étnico-raciais, à defesa da memória cultural, da produção artística e do patrimônio. Tornando-se cada vez mais crítica a necessidade de se assegurar uma educação de qualidade que proporcione o acesso ao saber, à adequada preparação para a inserção no mundo do trabalho e, desse modo, contribua para a plena cidadania de cada brasileiro/brasileira, independentemente da localidade em que tenha nascido ou da camada social de que faça parte.
O atendimento às exigências desse novo cenário educacional no Século XXI implica novas concepções de educação, revisões e atualizações de teorias de desenvolvimento e aprendizagem, compreensão do impacto da tecnologia da informação e da comunicação sobre o processo educativo, atualização, adequação, criação e recriação de metodologias e técnicas de ensino, condizentes com o mundo contemporâneo.
PERFIL DO EGRESSO
Dado o contexto regional do qual faz parte o Curso de Pedagogia da FAACZ, as exigências de um contexto sócio educacional cada vez mais complexo e o que estabelecem as DCN, em especial, a BNC Formação, para o curso de Licenciatura em Pedagogia, espera-se que o profissional formado pela FAACZ possua flexibilidade, visão sistêmica, disposição para buscar o aprendizado contínuo, em especial, quanto às demandas sociais. Que tenha como eixo fundamental de desempenho profissional a BNCC da Educação Infantil e da Educação Básica. A formação docente pressupõe o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências gerais previstas na BNCC-Educação Básica, bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral.